Olá, o meu nome é Flor de Sal e NUNCA fui viciada em chocolate. Isto até à minha primeira gravidez. Mas não é do chocolate que eu queria falar e muito menos de gestações.
Queria falar sobre partilha. Partilha de chocolates e doces (eu não queria falar de chocolate, mas é mais forte que eu).
Tenho uma irmã com 3 anos de diferença e desde novas sempre dividimos os doces que nos davam. Não. Vocês não estão a entender. Nós medíamos as tabletes com uma régua (não confundir com as modernices dos tablets de agora) e quase que distribuíamos as migalhas que sobravam. E sempre acontecia este fenómeno: a minha irmã acabava de comer a parte dela muito mais rápido que eu e depois ia à caça da MINHA parte. E quando se tratava de chocolate, eu acabava sempre por ceder, porque… não era a minha cena.
Muitos anos depois, revejo-me a fazer o mesmo por casa. É para dividir fatias de pizza? Vamos a isso… É para dividir fatias de bolo? Nem brinquem comigo. Fazer arroz a mais? Nem pensar, tudo feito à medida do estômago de cada um.
Se sou capaz de deixar de comer uma fatia de bolo para dar às minhas filhas? Por quem me tomam? Claro que sim!
Se também sou capaz de comer uma fatia de bolo às escondidas para elas não verem?
Quem nunca o fez que (me) atire a primeira fatia.
Posto isto, o meu marido diz que detesta quando eu me ponho a dividir comida.
“Deixa-nos comer à vontade!!”.
Ok. Ok. Já percebi. Que mania a minha.
Não é que eu tenha receio que vá faltar depois ou que é injusto uns comerem mais que outros. É o sentimento de que consegui dividir “irmãmente” e consequentemente, todos vão ficar felizes.
Agora, se há cedências? Se há partilha do que já foi dividido? Sem dúvida!
Já aconteceu a mais nova ter comido a sua parte do chocolate e ter começado a chorar porque a mais velha ainda tinha chocolate. E o que se passou a seguir, foi algo memorável: sem eu ter dito nada, a mais velha partiu ao meio o chocolate dela e partilhou-o com a irmã mais nova. Esta parou imediatamente de chorar e deu-lhe um abraço enorme. Depois saíram as duas de mãos dadas.
Bonito, não é? Mas foi a escolha delas. E realmente, ninguém perde nada em partilhar o que tem. E se forem doces, só perde a oportunidade de ter mais açúcar no sangue. 😉
II Coríntios 8:14
“Aquilo que neste momento te sobra, que sirva para compensar o que faz falta ao outro; para que o que o outro tiver em abundância, compense no que te faz falta. É assim que se cria a igualdade [e o equilíbrio!].”
“Flor de sal”
#flordesal #partilha #chocolates #igualdade