Espaço Mulher - Você tem valor

Os adultos são mesmo uns bebés

Num destes dias estava a jantar com os meus filhos e esposo e veio à mesa o tema divórcio. Isto porque tanto eu como o meu esposo somos filhos de pais separados. O meu filho mais velho perguntou-me: – “Mãe… Porque é que tens dois pais e duas mães?”. Muitas vezes sinto que Deus me fala através dos meus filhos mostrando-me coisas num outro prisma.

Assim foi a conversa:

Filho – “Mãe… Porque é que tens dois pais e duas mães?”

Eu – “Filho…eu não tenho dois pais e duas mães. O meu pai e a minha mãe zangaram-se e deixaram de estar casados. Agora a avó tem um novo marido e o avô tem uma nova mulher. Mas o marido da avó não é meu pai e a mulher do avô não é minha mãe.”

Filho – “Que confusão! Mas mãe…os adultos são mesmo uns BEBÉS!”

Eu – (Entre risos) “Bebés?! Como assim?”

Filho – “Mãe, quando eu me chateio com a mana eu não deixo de ser irmão dela, nós fazemos as pazes! Os adultos não sabem fazer as pazes?!”

Eu – (sem saber o que responder) “Sim filho eles sabem, mas não é assim tão simples.”

O jantar decorreu com normalidade, mas aquela frase não me saiu da cabeça – “Os adultos são mesmo uns bebés!”.

Na realidade muitos casamentos terminam porque alguém foi orgulhoso demais para pedir perdão. Porque é que anulamos algo que Deus uniu porque não sabemos fazer as pazes?

Passamos a infância a ouvir dos nossos pais para fazermos as pazes com os nossos irmãos porque os irmãos são para a vida toda. Mas… e o casamento, não é? Não foram os votos que fizemos no altar? “Até que a morte nos separe”. Por vezes sinto que os adultos pensam assim: “Já perdoei muito na infância…já não é preciso”.

Dei por mim a imaginar como seria se cada vez que eu pecasse Deus me dissesse – “Já não és minha filha”. Se todos os dias estamos numa caminhada para ser mais parecidas com Jesus, temos que começar a perdoar também como Jesus. Olhar para o nosso marido, filhos, colegas e familiares como Deus olha – sem olhar para os defeitos, mas sim para o bom dessa pessoa.

Tenho a certeza que muitas de nós vamos manter os nossos casamentos e famílias em união se aprendermos a olhar para eles assim. Nunca a oração de Efésios 3 fez tanto sentido…

“Por causa disto, me ponho de joelhos perante o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais corroborados, com poder, pelo Seu Espírito, no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, Possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.Efésios 3:14-19

Conhecer o amor de Cristo não é apenas para amar, perdoar e compreender aqueles que ainda não conhecem Jesus. Conhecer o amor de Cristo é fazer o mesmo com a minha família.

Por isso me despeço dizendo – “Não vamos ser bebés!”

“Uma mulher como tu”

#umamulhercomotu #vidadeadultos #adultossaounsbebes #perdao #perdaonocasal #vidadecasal