Existem 10 formas simples de ter um estilo de vida saudável, mantendo o cérebro em forma:
1. Opte pela dieta mediterrânica
Já é conhecido que uma dieta equilibrada, diversificada, rica em fruta e vegetais e pobre em gorduras saturadas, sal e açúcar contribui para um bom funcionamento do cérebro. Mas, recentemente, foi feito um estudo em que foi comprovado que a dieta mediterrânica: em que o peixe, vegetais e azeite são protagonistas, reduzia em 19% o risco de virmos a ter problemas de memória.
2. Divirta-se!
Ouvir música, dançar ou aprender a tocar um instrumento musical são maneiras de estimular o cérebro e mantê-lo activo.
3. Aprenda todos os dias
Estudar, ler, informar-se sobre temas que o apaixonem, aprender uma língua, ensinar os outros ou arranjar um novo “hobbie” ajuda a estimular o cérebro e a exercitá-lo, bem como fazer palavras cruzadas.
4. Sinta o que está à sua volta
Tome consciência dos sons, sabores e aromas. Usufrua das refeições, apreciando o sabor de cada alimento; ouça o barulho da chuva a cair a da água a correr no duche; concentre-se no cheiro de um bolo acabado de fazer.
5. Cuide do corpo
Por um lado, o exercício físico reduz o stresse ao estimular a produção de endorfinas que promovem a sensação de bem-estar. Por outro, a ciência já comprovou que a actividade física contribui para o aumento do hipocampo (zona do cérebro associada à estimulação da memória) que geralmente diminui com o avançar dos anos.
6. Vigie a tensão arterial
Modifique o seu estilo de vida de modo a manter a tensão arterial tão baixa quanto possível. Mantenha-se magro/a, pratique exercício físico regulamente, faça uma alimentação equilibrada, aprenda a gerir o stresse e limite-se a duas bebidas alcoólicas por dia, caso faça diariamente.
7. Controle os níveis de açúcar no sangue
Faça uma dieta saudável, pratique exercício físico com regularidade e mantenha o peso adequado.
8. Vigie os níveis de colesterol
Ter uma dieta equilibrada, um peso adequado e não fumar ajuda a melhorar os níveis de colesterol.
9. Não ingira bebidas alcoólicas em excesso
Duas bebidas alcoólicas deve ser o limite diário, o baixo consumo de bebidas alcoólicas pode reduzir o risco de doenças em seniores, segundo vários estudos.
10. Zele pela sua saúde mental
O stresse, a depressão, a privação de sono e o cansaço interferem no nosso desempenho cognitivo, afectando a nossa capacidade de concentração e de memória.