
Comparação . . . Uma armadilha
Começamos com uma pergunta… quantas vezes já te comparaste com alguém? Não preciso saber a tua resposta, mas tenho quase a certeza que essa comparação dificilmente te deixou feliz.
Em crianças ensinam-nos a comparar, seja na matemática (3 é maior que 2) ou até na língua (simpático é antónimo de antipático), mas nunca definimos um limite para a comparação.
Muitas crianças sofrem verdadeiros traumas porque são constantemente comparadas com o filho da vizinha, ou com a criança “popular” da escola e todas nós sabemos que isso é mau.
E em adultos? Como se processa a comparação? E que perigos traz?
Com a ascensão das redes sociais todas nós certamente já nos comparámos com certa pessoa “fitness” ou com aquela mãe que parece fazer tudo perfeito e ter todos os talentos, mas essa comparação só traz uma coisa – culpa. Culpa porque não tenho o corpo perfeito, porque os meus filhos não falam 3 línguas, tocam 6 instrumentos, porque eu não faço os melhores bolos, etc. O grande problema desta culpa é que não nos leva a lado nenhum, não nos traz nada de bom e só nos afunda em tristeza e desmotivação.
E o que Deus diz sobre isto? Será que por não ser igual a certa pessoa, não tenho o mesmo valor que ela?
Uma das coisas que temos que perceber é que Deus não nos fez iguais propositadamente. O interessante é que as nossas diferenças são o que nos fazem ser especiais. Posso não ter aquele talento, os meus filhos podem não saber tocar 6 instrumentos, mas tenho outros talentos. Posso não ser “fitness” mas tenho certamente outras qualidades.
Deus fez-nos especiais e ama-nos com todas as nossas particularidades, com todas as nossas diferenças e precisa que tu sejas isso mesmo – diferente!
“Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.” – Jeremias 1:5
“Não desprezes o dom que há em ti … “ 1 Timóteo 4:14
Então…não te compares a ninguém. Tu és tudo aquilo que Deus sonhou. Usa os teus talentos para o servir, não queiras os talentos de ninguém…Deus deu-te um presente muito especial, algo que não deu a mais ninguém – os teus talentos!
Uma mulher como tu