1 – O diabo não aparece como pensamos
O diabo vem sempre disfarçado.
Usa-se de várias capas = circunstâncias.
Usa-se de pessoas, especialmente familiares ou amigos chegados. Nunca nos ataca numa área onde somos fortes. Só vai conseguir atacar-nos numa área onde estamos frágeis.
João 10:10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
2 – Estratégia do diabo
Ele usa a estratégia de distrair.
Um dos disfarces do diabo é fazer-nos acreditar que ele não existe.
Na Época medieval haviam demónios, bruxos etc…Era uma era escura, onde as pessoas não sabiam nada. Hoje já sabemos melhor: tudo se explica pela lógica e ciência.
Outro disfarce, é que ele se usa das pessoas:
Ele fala à mente de pessoas, e elas falam aquilo que o diabo está a falar à sua mente. Leva as pessoas a não perdoar, a andarem em guerrinhas etc… Distraídos, começamos a lutar contra pessoas, contra “capas”.
Outro disfarce são circunstâncias:
Tempestades, o carro avaria. Logo no domingo, na hora da reunião, somos chamados para trabalhar. Distraídos, começamos a lutar contra circunstâncias. E o diabo está a rir. Ele sabe o poder que temos, mas distraídos, não vamos lutar contra ele.
Efésios 6:10 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
3 – Como Reconhecer O DIABO
Pelos frutos
Em vez de trazer paz, alegria (frutos do Espírito) Traz confusão, guerra, contendas, discussões…Sinal que o diabo está por aí escondido.
Pela Palavra
Tudo é contrário ao que a Palavra de Deus diz. Falar mal, apontar dedos, julgar não vem de Deus. O diabo vai tentar fazer-nos cair nestes laços = ficar amarrados.
Pelo propósito
Faz com que nos afastemos da Igreja. Faz com que nos afastemos da Palavra, fiquemos com o coração vazio da palavra de Deus. Vazios de Palavra, os demónios voltam 7 vezes pior.
Exemplo: oferta dum emprego, longe duma igreja.
A pessoa nova convertida. Como vai conseguir sobreviver sozinha? É como um bebé espiritual. A pessoa que serve a Deus. Vai parar de servir a Deus. É mesmo o alvo do diabo.