Muito incómodas, as manchas na pele têm diferentes causas. Por sorte, existem uma série de cuidados para prevenir e tratar a pele.
A pele manchada tem impacto direto na autoestima de muitas mulheres, podendo ainda ser um indicador de problemas de saúde.
A pele manchada nada mais é do que um processo de hiperpigmentação da derme (a camada mais superficial de pele), ou seja, um acumulo de pigmento em determinada parte do corpo e sem formato específico. Assim, são formadas as manchas, as quais podem ser escuras, claras ou até mesmo apresentar colorações diferentes.
Em linhas gerais, entre os principais fatores que aumentam as chances de manchas na pele estão a idade, pré-disposição genética, exposição ao Sol, reação a cosméticos e variação hormonal. Assim sendo, veja a seguir os principais tipos de manchas na pele e as suas causas.
Tratamentos caseiros
Por sua vez, em casa é possível contornar as manchas investindo em receitas naturais a base de argila branca, abacate, mel, pepino, clara de ovo e açúcar.
Nesses casos, é indispensável o uso de protetor solar e, em contrapartida, evitar abrasivos como o limão e creme dental.