Espaço Mulher - Você tem valor

Curiosidades

Pastilha Elástica

Origem:
Aquilo a que hoje chamamos pastilha elástica já era conhecido desde as antigas civilizações. Na Grécia era comum mastigar a resina de uma árvore chamada mastiche para lavar os dentes e melhorar o hálito. Na civilização Maia usavam uma resina chamada chicle também para mastigar.
Em princípios de 1800 iniciou-se a comercialização de resina mastigável e, pouco mais tarde, foi descoberta a parafina adocicada que suplantou o sucesso da resina.
Nos anos 60 do mesmo século, Antonio Lopez de Santa Anna trouxe para a América do Norte uma resina cremosa (látex) a que chamavam chicle. Mais tarde, melhorou o sabor acrescentando um pouco de licor, o que agradou aos seus clientes.
No princípio do século XX outros fabricantes de pastilhas elásticas surgiram no mercado, realçando o Walter Diemer que criou com sucesso a pastilha elástica que permitia fazer bolas – a chamada bubble gum.
As duas grandes guerras mundiais, principalmente a segunda, contribuíram para o aumento da popularidade da pastilha elástica pois esta era tida como terapia relaxante para o stress diário de que as pessoas eram vítimas.
Com o aumento do seu consumo, os fabricantes tiveram de procurar novos produtos que substituíssem as resinas naturais e por isso, surgiram novos tipos de pastilhas – sem açúcar, com novas cores, novos sabores, novos formatos, etc, e novas marcas de pastilhas, como é o caso da Trident (1962).

Curiosidades:
– O exercício da mastigação tonifica os músculos faciais, tal como melhora a concentração. Uma vez que o processo de mastigação é repetido, faz originar que os mecanismos do cérebro responsáveis pela memorização sejam activados, pois o acto de mastigar aumenta a corrente sanguínea do cérebro, estimulando a memória em cerca de 35%, e os batimentos cardíacos aumentem, aumentando desta forma o gasto calórico;
– O facto da pastilha elástica fazer com que aumente o fluxo de saliva, esta por sua vez reduz a placa bacteriana e refresca a respiração;
– Numa pesquisa com 108 estudantes entre os 13 e 16 anos, os especialistas descobriram que aqueles que mascavam pastilha elástica durante a aula de matemática, deveres de casa e provas obtinham melhores notas em testes após 14 semanas.

Obs: Não esquecer, mascar pastilha elástica sem açúcar.

Comentários

Um comentário em “Pastilha Elástica”

  1. Para retirar pastilha elastica de tecidos, coloque sobre ela uma folha de papel e passe o ferro bem quente. Ou entao coloque a peca de tecido no congelador espere que endureca e retira facilmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *