Espaço Mulher - Você tem valor

Casa Jardim

Benefícios e utilidades do Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é um composto químico e trata-se de uma combinação de íons de bicarbonato (HCO3) e íons de sódio (Na+). Ele pode ser utilizado de diversas maneiras, da cozinha à rotina de beleza. Confira os benefícios desse componente, como você pode usá-lo e saiba se ele tem contraindicações.

  • É neutralizante e, por isso, pode ajudar a tratar casos pontuais de azia, por exemplo;
  • É bactericida, podendo ser utilizado para higienizar frutas e vegetais;
  • Tem ação abrasiva, ajudando a remover tintas e ferrugens;
  • Pode ser utilizado para deixar os vegetais verde-escuros cozidos com cores mais vibrantes;
  • É a base dos fermentos químicos, fazendo a massa do bolo crescer mais leve e fofinha.

Como usar bicarbonato de sódio na cozinha

1. Faça bolos mais fofinhos

O fermento químico, ingrediente que faz o bolo crescer, tem bicarbonato de sódio em sua composição. Ao entrar em contato com o calor, o bicarbonato solta gases que fazem a massa crescer mais leve e fofinha.

Como fazer: adicione uma colher de chá de bicarbonato à massa do bolo antes de levá-lo ao forno. Atenção: na maioria dos casos, ele não substitui o uso do fermento químico.

2. Higienize as frutas e os vegetais

Por ter ação bactericida, o bicarbonato é útil na limpeza de frutas e vegetais, eliminando possíveis agrotóxicos e bactérias.

Como fazer: dilua uma colher de sopa em um litro de água, deixe-os de molho por 15 minutos e, então, enxágue-os em água corrente.

3. Deixe seus vegetais mais verdinhos

O bicarbonato de sódio deixa os vegetais verdes, como couve-flor, brócolis e hortaliças, com a cor mais viva e aspecto apetitoso.

4. Deixe a carne mais macia

O bicarbonato de sódio amacia as fibras da carne bovina, deixando os pedaços mais macios.

Como fazer: no momento de temperar a carne, adicione meia colher de chá de bicarbonato e deixe marinando juntamente com outros ingredientes, como o alho e o vinagre.

5. Deixe seus rejuntes brilhando

Por ter ação desengordurante e bactericida, o bicarbonato de sódio é um ótimo produto para limpar os rejuntes de azulejo.

Como fazer: em um recipiente, misture bicarbonato de sódio e água até que fique com uma consistência de pasta. Com o auxílio de uma escova, passe essa mistura nos rejuntes e, depois, retire a sujeira com um pano limpo. Para uma solução mais potente, vale misturar o bicarbonato com água oxigenada ou com limão.

 

Como usar bicarbonato de sódio na rotina de beleza

O bicarbonato de sódio pode ser usado tanto no cabelo quanto no rosto. Veja os benefícios desse produto e como adicioná-los à sua rotina de beleza:

1. Combata a caspa e a oleosidade capilar

Por ser um composto alcalino, o bicarbonato é um ótimo aliado contra a oleosidade e a caspa.

Como fazer: em um copo de água morna, adicione uma colher de chá de bicarbonato e misture. Aplique no cabelo molhado, espalhando pelo couro cabeludo e pelas madeixas. Enxágue normalmente. Para evitar ressecamentos e pontas duplas, use cremes ou, então, uma mistura de água morna e vinagre para selar os fios.

2. Faça um esfoliante potente

O bicarbonato de sódio age na pele promovendo sua esfoliação e até mesmo clareando manchas pontuais. É preciso ter cuidado com o produto, pois nem todos os tipos de pele reagem bem ao componente e ele pode alterar o pH da derme.

Como fazer: misture o bicarbonato de sódio com um pouco de água até que vire uma pasta consistente. Aplique no rosto limpo massageando suavemente. Enxágue com água.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *