Espaço Mulher - Você tem valor

Casa Jardim

Como fazer uma lista de compras

Você já percebeu que se esqueceu de comprar alguma coisa de que precisava só quando já tinha voltado do supermercado? Na hora de fazer as compras, apoiar-se na memória nem sempre basta. Sabendo disso, veja as dicas que preparamos para deixar a sua ida ao supermercado mais eficiente!

Porque devemos fazer uma lista de compras?
Além de otimizar a sua ida ao supermercado, escrever uma lista de compras também é um modo de economizar, já que, assim, sabe o que realmente precisa e evita cair na tentação de comprar outros produtos.

1 – Leve a lista escrita para o supermercado
Para não ter erros, opte por escrever a lista em suportes fáceis de transportar: folhas avulsas de papel, telemóvel, pequenos cadernos ou blocos de notas.

2 – Tenha uma lista pronta para usar como referência
Faça uma lista de todas as coisas que costuma usar em casa e, na hora de ir ao supermercado, confira que itens dessa lista precisam ser comprados. Assim, já não corre o risco de esquecer de anotar alguma coisa e ainda aproveita para verificar o que já tem, conferindo as quantidades e datas de validade.

3 – Construa um menu semanal e monte a sua lista baseando-se nele
As pessoas geralmente vão ao supermercado, fazem toda as compras e depois vão montando os menus de acordo com o que têm no armário. Para evitar o desperdício de produtos, deixando-os esquecidos na despensa, experimente fazer o contrário.

4 – Separe por categorias
Dividir a lista em categorias é uma boa maneira de colocar os pensamentos em ordem e visualizar o que é necessário, além de facilitar a localização dos produtos no supermercado. Pode separar o que precisa em: produtos de limpeza, higiene, vegetais, conservas, temperos, carnes, bebidas, etc.

5 – Mantenha uma lista atualizada no dia a dia
Para não esquecer nada ao escrever tudo de uma vez, manter uma lista com atualizações frequentes é uma boa alternativa. Deixe a lista num lugar visível (presa com íman na porta do frigorífico, por exemplo) e anote um produto  cada vez que perceber que está em falta nas atividades do dia a dia.

Comentários

6 comentários em “Como fazer uma lista de compras”

  1. Muito Bom esse artigo.
    Nós Mulheres temos tantas Coisas na mente e queremos tudo só para encher e decorar a dispensa e muitas das vezes o diabo fala as nossas mentes tu precisas disso e logo compramos. A importância de Uma lista ensina-nos a sermos organisadas e disciplinadas.

  2. Muito interessante e sabia sugestão, dado que para muitas mulheres nao é cultural alistar as nevessidades, dai despender mais do que necessario…

    Fico grata a Deus por esta oportunidade de poder acessar a este site e aprender mais e mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *