Espaço Mulher - Você tem valor

Viagens Turismo

10 dicas para viajares sozinha!

Viajar sozinho está a tornar-se cada vez mais popular. Embora para alguns a ideia possa continuar a parecer assustadora, o número de pessoas a viajarem sozinhas está a aumentar. É claro que as viagens low-cost desempenham um papel significativo no aumento desta tendência, e por cada pessoa que volta de uma aventura a solo, há outra inspirada a partir.

(Sé és um candidato às viagens a solo – sejas experiente na matéria ou principiante – espreita os nossos 10 conselhos para viajar sozinho)

1. Sai da tua zona de Conforto

Viajar sozinha dá-te a oportunidade de fazeres o que quiseres, quando quiseres. Mas tem cuidado para não caíres na armadilha do conforto. Vai ao teu ritmo e faz conforme as tuas forças — mas não deixes de te desafiar!

2.Come como um Residente

A comida é uma parte fundamental de viajar. Desde minúsculas banquinhas de rua aos petiscos dos mercados, sai em busca do que andam a comer os residentes. O mais provável é que te avisem se determinada coisa não for a melhor opção para um estrangeiro, e com certeza que te vais deliciar. Por isso, quando estiveres lá fora, não tenhas medo de arriscar e experimentar qualquer coisa que não reconheces.

3.Aprende a Gíria

Não é preciso aprenderes frases complicadas, mas podes ir bem longe com meia dúzia de palavras. Por favor; obrigado; sim; não; o nome do teu país de origem — podem todas ajudar, e se a tua pronúncia não for a melhor, só vai fazer com que as pessoas sorriam.

4.Aproveita os contactos Locais

Encontra-te com amigos de amigos a aproveita ao máximo a sua sabedoria local. Estes conselhos e sugestões com conhecimento de causa valem ouro para quem viaja a solo. É fácil ir atrás das multidões quando se viaja sozinho, mas se tens alguém que te mostre os atalhos e segredos escondidos — vais voltar para casa com algumas histórias especiais para contar.

5.Segue o teu Instinto

Segue o teu instinto! Se achas que aquele beco tem mau ar, não entres. Se aquela pessoa não te parece de confiança, sai de fininho. Se aquela ponte não te parece segura, não a atravesses. Quando estás a viajar sozinha, não é altura de te armares em heroína.

6.Faz as malas com Prudência

Quer tenciones ficar no mesmo sítio durante várias semanas, ou vás andar sempre de um lado para o outro — não vás com excesso de bagagem. É um conselho óbvio, mas um que se torna realmente importante quando estás sozinha. A última coisa de que precisas é de andar a acartar com uma mala gigante — mesmo que seja só do carro até ao hotel e voltar.

7.Descarrega apps úteis

Há por aí umas aplicações de viagem fantásticas. Desde apps de tradução, a números de emergência locais, devias fazer uma boa pesquisa antes de saíres de casa.

8.Mantém-te segura

É tão importante – se não pela tua segurança, pela paz de espírito das pessoas que se preocupam contigo. Manda uma mensagem a alguém em casa sempre que chegares ou partires de algum lado, e certifica-te que alguém em quem confias tem o teu itinerário completo. Se vais caminhar, andar de caiaque ou fazer outra coisa sozinha enquanto estás fora, avisa alguém (no teu hotel/hostel/acampamento).

9.Compra o teu próprio GPS

Se vais alugar um carro, não te esqueças de verificar quanto custa o aluguer do GPS — e depois compara com o preço de comprar um novo. Se tencionas andar a conduzir durante mais de uma semana, é bem possível que saia mais barato comprares o teu e levares contigo.

10.Sê respeitosa

Seja para onde for que te estejas a dirigir no mundo, certifica-te de que tens conhecimento do que é ou não aceitável dentro das tradições culturais locais. Enquanto alguns erros podem ser perdoados, há certas coisas que não deves mesmo fazer. Não vai demorar muito tempo a perceberes o que está bem ou não, por isso investiga um bocadinho e sê o exemplo da educação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *