Espaço Mulher - Você tem valor

moda estética

Benefícios da Argila

A argila é um componente de origem mineral, coletado diretamente do solo, composta por alumínio, sílica e água.
Para além ser usada para tratamentos medicinais, ela é também usada em tratamentos estéticos.

Conheça alguns dos seus benefícios:
– Favorece a reprodução celular, afina e clareia a pele
– Absorve toxinas e impurezas
– Elimina a oleosidade da pele, mas também do cabelo
– Promove a esfoliação da pele, assim como do couro cabeludo
– Atua na circulação, estimulando o crescimento dos fios

TIPOS DE ARGILA

Argila Verde:
Ótima para peles oleosas e com acne. Tem entre outros, ação tonificante, adstringente, estimulante, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Para além disso elimina as bactérias.

Argila Branca:
Indicada para peles sensíveis e desidratadas. O pH presente na sua fórmula é muito próximo ao da pele, o que resulta na absorção da oleosidade da pele sem desidratar. Também clareia, suaviza e cicatriza.

Argila vermelha:
Hidrata a pele e retarda o seu envelhecimento. Deixa o rosto e cabelos mais bonitos e saudáveis. Tem também ação anti estressante.

Argila Rosa:
A argila Rosa é a mistura da argila Branca e argila vermelha.
Indicada para peles sensíveis e delicadas, possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.
Rica em ferro, deixa a pele e cabelo brilhantes.

Argila Cinza:
É indicada para peles oleosas e com manchas. Ajuda no combate das espinhas e cravos e exfolia muito bem. É um antioxidante natural que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Regula igualmente a seborreia capilar, absorve a irradiação solar e clareia as manchas.

Argila preta:
Conhecida como lama vulcânica, para além de propriedades estéticas, tem também propriedades medicinais. Age como um anti-inflamatório, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. É um ótimo agente rejuvenescedor.

COMO USAR A ARGILA NA PELE
Antes de aplicar a argila, a pele de estar limpa e desmaquilhada.
Pegue uma colher de sopa de argila em pó e adicione água mineral ou chá de camomila morno. Deverá obter uma consistência pastosa e grossa.
De seguida, aplique no rosto, evitando a região dos olhos e boca. Uma vez seca, retire com água e enxugue o rosto cuidadosamente. Não use maquilhagem, nem cremes durante as duas horas seguintes.

Observação: A argila ativa a circulação, razão pela qual a pele pode ficar vermelha.

COMO USAR A ARGILA NO TRATAMENTO CAPILAR
Para além de ser ótima para a pele, a argila tem também muitos benefícios para os cabelos, agindo como um shampoo anti resíduos. Ela contém elementos eficientes na hidratação e nutrição, pode devolver a queratina perdida pelos fios danificados.

A máscara de argila ajuda a purificar, fortalecer o couro cabeludo e eliminar a oleosidade. Repõe as proteínas, sela os fios e ajuda também no crescimento saudável dos cabelos.

Para usar a argila nos cabelos, coloque-a num recipiente (nunca de metal) e adicione água aos poucos até que se forme uma pasta com consistência leve (não use metal para fazer a mistura). A pasta não deve ficar muito liquida, nem muito grossa, caso contrário será difícil aplicar.

Espalhe a mistura com um pincel nos cabelos húmidos. Massageie levemente o couro cabeludo com movimentos circulares, usando a ponta dos dedos. Não esfregue a argila nos fios, nem no comprimento a fim de evitar danificá-los. Deixe agir durante 20 minutos. Enxague abundantemente com água morna. A argila poderá ser também aplicada no cabelo seco.

O uso da argila pode ser combinado com óleos vegetais e óleos essenciais específicos para o seu tipo de cabelo.
Em vez de água poderá utilizar vinagre de maçã, para o tratamento da caspa e seborreia, mas também para aumentar o brilho, pois o vinagre é um aditivo comum aos tratamentos de argila.

Pode usar esta máscara uma vez por semana ou a cada 15 dias dependendo da sua necessidade.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *